Pular para conteúdo

Notícias

24 setembro 2014

Emaús realiza Grande Coleta neste domingo, 28


Belém, 24 de setembro - O próximo domingo, 28, é dia de exercer a solidariedade e doar para o Movimento República de Emaús móveis, roupas, eletrodomésticos e tudo aquilo que não tem mais serventia em casa, mas pode ajudar crianças, adolescentes e suas famílias a construir uma vida melhor.

Cerca de mil voluntários vão sair às ruas de bairros como Nazaré, São Brás, Batista Campos, Marco, Pedreira, Marco, Val-de-Cães, Umarizal  e outros  recolhendo os objetos, que depois serão reciclados e vendidos na loja do Emaús, que fica da Cidade de Emaús, no bairro do Bengui. O dinheiro arrecadado com a Grande Coleta ajuda a sustentar cerca de 10 projetos sociais que atendem quase 2 mil crianças, adolescentes e suas famílias em projetos de enfrentamento à violência sexual, trabalho infantil, violência urbana e intrafamiliar, além de apoio a organizações de jovens e adolescentes protagonistas e oferta de cursos profissionalizantes e estágios a adolescentes e jovens.

 

Concentração

A Grande Coleta terá a largada às 8h00 do estacionamento do Mangueirão e vai até cerca de 17 horas. Segundo Inácia Winholt, coordenadora geral da campanha, são aceitos brinquedos, móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, roupas, livros, revistas e utensílios em geral. “Nós aceitamos quase tudo, desde que possa ser reciclado e vendido”, explicou.

Segundo Inácia, a Campanha também quer alertar a sociedade paraense para os direitos de crianças e adolescentes, ainda muito violados e até desconhecidos. “Todos os anos temos um tema, que tem o objetivo de provocar mesmo, fazer as pessoas pensarem como nossa sociedade ainda trata as crianças e os adolescentes, sobretudo os mais pobres e vulneráveis.

 

O Emaús

O Movimento República de Emaús é uma das mais antigas organizações não governamentais do Brasil. Nasceu em Belém em 1970 com a iniciativa do Padre Bruno Sechi e um grupo de jovens estudantes que, incomodados com a situação vivida  por meninos e meninas trabalhadores do Ver-O-Peso, passaram a convidá-los para conversas, bate-papos e atividades lúdicas e políticas. Assim nasceu a República do Pequeno Vendedor. A ONG tomou proporções nacionais e foi uma das mais envolvidas nas discussões que resultaram na promulgação anos depois do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei elogiada no mundo todo, mas ainda mal compreendida no Brasil.

Atualmente, o Movimento de Emaús tem quase 100 funcionários e atende crianças de Belém e Região Metropolitana. Sua principal base é o bairro do Bengui, onde está localizada a chamada Cidade de Emaús, além do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente.

 

SERVIÇO:

Grande Coleta de Emaús 2014

Local : Concentração a partir das 8h00 no estacionamento do Mangueirão.

Após a largada: Cidade de Emaús, Rua Yamada, 17. Passando a delegacia do Bengui.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Inácia Winholt (coordenadora da Grande Coleta de Emaús)

8864-3380  / 8302-0075

3279-2700     

 



  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • CDP
  • ICCO
  • Prodepa
  • cosanpa
  • Equatorial
  • Estrela do Norte
  • Café D.Italia
  • Mesa Brasil SESC
  • http://movimentodeemaus.org/