Pular para conteúdo

Notícias

27 fevereiro 2015

Adolescente Aprendiz forma 5ª turma


Em uma pequena cerimônia realizada no Prédio da Companhia Docas do Pará - CDP, na manhã da quarta-feira (25), 15 estudantes do Programa Jovem Aprendiz receberam a certificação pela participação (integral ou parcial) no Curso de Administração Básica oferecido a partir do Convênio entre o Movimento República de Emaús - MRE e a Companhia.

"O curso tem a carga horária de 1904 horas e divide-se entre 524h de conteúdo teórico e 1.380 de atividades práticas que visam capacitar os adolescentes para atuarem como Assistentes Administrativos e Auxiliares de Escritório. Eles aprendem a lidar com protocolos, arquivo e digitalização de documentos, por exemplo", explica  Gisele Passos, Assistente Social da CDP e Fiscal do Convênio.

O convênio celebrado desde 2004, já formou 75 adolescentes, escolhidos, inicialmente, a partir de critérios de idade, escolaridade, renda familiar e de adaptação, passando em seguida por uma entrevista com a equipe técnica de pedagogos e assistentes sociais do Movimento de Emaús e da CDP.

A proposta do Programa adolescente Aprendiz é promover o espaço de aprendizagem e preparação para o emprego formal para adolescentes entre 14 e 18 anos, em conformidade com a lei 10.097/2000, que coíbe a exploração do trabalho infantil no país, proibindo atividades que prejudiquem "sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a freqüência à escola" (Art.403, Parágrafo Único) 

Para o diretor Administrativo e Financeiro da CDP, Olívio Gomes, "A companhia Docas do Pará sempre primou por essa ação junto aos jovens que podem sair mais maduros do projeto. E este é o nosso objetivo, que o adolescente saia com uma opção de vida, um caminho a ser trilhado."

 Zé Maria, Coordenador do MRE, lembra o tempo em que o nome do movimento era República do Pequeno Vendedor. "O Movimento surgiu justamente pensando nas crianças que eram vítimas da exploração trabalho infantil e naquele período muitas entidades participaram da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Então, o que estamos fazendo aqui é uma coroação dos esforços iniciados lá atrás. O Programa Adolescente Aprendiz é uma forma de introduzir o adolescente no mundo do trabalho de uma maneira digna." Conclui.

Alunos da 5ª Turma do Programa Adolescente Aprendiz:

01 Andrew Teixeira Gonçalves - Concluinte

02 Dhully Ruama Dias da Costa - Concluinte

03 Heloise de Sousa Oliveira - Concluinte

04 John Alberte Costa Pinheiro  - Concluinte

05 Michelle Thalita Silva de Araújo - Concluinte

06 Nilson Marques guedes - Concluinte - Concluinte

07 Paola Emanuella da Cruz Neves - Não concluinte

08 Ramysseis dos Santos Lima - Não concluinte

09 Renan Rubens de Oliveira da Silva - Concluinte

10 Rayssa Pantoja Cardoso - Concluinte

11 Sâmia dos Santos Silva - Concluinte

12 Silviane da Costa Silva - Concluinte

13 Thais Cristina Parente dos Santos - Não concluinte

14 Tamiris Cabral dos Reis - Concluinte

15 Vivian Lima Menezes  - Concluinte

 

 



  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • CDP
  • ICCO
  • Prodepa
  • cosanpa
  • Equatorial
  • Estrela do Norte
  • Café D.Italia
  • Mesa Brasil SESC
  • http://movimentodeemaus.org/